terça-feira, 9 de janeiro de 2024

PARTES FIXAS EXPLICADAS: ATO PENITENCIAL

ATO PENITENCIAL

O Ato Penitencial é Rito, ou seja ele tem uma estrutura, uma letra própria. O texto deve conter uma das fórmulas previstas no Missal Romano. No guia pastoral da CNBB diz que o Ato Penitencial é um apresentar-se pequeno diante da grandeza de Deus, reconhecendo sua misericórdia e a nossa indignidade.

Ele não deve ser confundido com o Sacramento da Penitência. O canto de Ato Penitencial não pode descrever os pecados, como: Perdão Senhor porque fiz isso, fiz aquilo. Nós só podemos descrever os pecados no momento do Sacramento da Penitência, na hora da nossa confissão.

O Ato Penitencial é um canto meditante, no qual os fiéis aclamam o Senhor, e Imploram a sua misericórdia. Por mais bonita que a música seja e mesmo que ela fale de arrependimento e perdão, se ela não está de acordo com as fórmulas previstas no Missal Romano, ela não deve ser cantada. Então para saber se o Ato Penitencial é litúrgico, basta olhar se a letra é igual a uma das fórmulas.

Pode ser usado no refrão: Senhor, tende piedade de nós e Cristo tende piedade de Nós, ou Kýrie Eléison e Christe EléisonHá muitos atos que contém o Kyrie Eleison, mas as invocações em nada atende aos textos previstos nas fórmulas para cada tempo litúrgico. Há três fórmulas que podem ser usadas em todos os tempos litúrgicos e há fórmulas específicas para cada Tempo Litúrgico. Ou seja, que devem ser usadas apenas no Tempo Litúrgico sugerido.

Estudos sobre os cantos da Missa, CNBB 1976

  • É um canto de repouso e não de movimento;
  • É normalmente executado por todos, participando dele o povo e o coral ou o cantor;
  • Não convém que o povo fique apenas ouvindo, uma vez que um ato penitencial é um ato pessoal e não delegável a outra pessoa. Podem dialogar com o povo o solista (que pode ser o próprio celebrante), e o coral;
  • Seja de caráter confiante, simples, invocativo e sério, o que não significa triste, mas que expresse a súplica;
  • Seja um canto silábico e não melismático: é uma aclamação e não uma ária lírica;
  • A extensão da melodia (âmbito) seja curta e não muito florida;
  • O acompanhamento seja funcional e discreto, especialmente em se tratando de recitativo. Prepare-se a entrada do povo, dando mais volume, de modo a ser para ele um incentivo e um convite a cantar com a voz e com a alma.

Escolha entre uma das 3* fórmulas aqui propostas:

Fórmula 1: A fórmula do Confíteor

Ass.: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.

Segue-se a absolvição sacerdotal: 

Pres.: Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Ass.: Amém.

Seguem-se as invocações:

Senhor, tende piedade de nós ou Kyrie Eleison
Ass.: Senhor, tende piedade de nós ou Kyrie Eleison

Cristo, tende piedade de nós ou Christe Eleison
Ass.: Cristo, tende piedade de nós ou Christe Eleison

Senhor, tende piedade de nós ou Kyrie Eleison
Ass.: Senhor, tende piedade de nós ou Kyrie Eleison

* O Senhor, tende piedade de nós ou Kyrie Eleison não deve estar inserido na canção, como já fizeram alguns compositores, deve ser feito como está prescrito acima.

*Essa fórmula trata-se de uma recitação comunitária.

Fórmula 2: A fórmula dialogal

Pres.: Tende compaixão de nós, Senhor.
Ass.: Porque somos pecadores.
Pres.: Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia.
Ass.: E dai-nos a vossa salvação.

Segue-se a absolvição sacerdotal: 

Pres.: Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Ass.: Amém.

Seguem-se as invocações:

Pres.: Senhor, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

Pres.: Cristo, tende piedade de nós.
Ass.: Cristo, tende piedade de nós.

Pres.: Senhor, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

*Essa fórmula são os versículos responsoriais, baseados no Salmo 84,8.

Fórmula 3: A fórmula dos tropos

O sacerdote ou outro ministro propõe as seguintes invocações com Kyrie Eleison (Senhor, tende piedade de nós). “Quando o Kyrie é cantado como parte do ato penitencial, cada aclamação é precedida de um tropo*. (Instrução Geral do Missal Romano§ 52)

*Atenção: Deixarei todos os Tropos em amarelo.

Senhor,  que viestes salvar os corações arrependidos, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, que viestes chamar os pecadores, tende piedade de nós.
Ass.: Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, que intercedeis por nós junto ao Pai, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

*Tropo é pequeno texto inserido dentro das aclamações de acordo com o tempo litúrgico.

*Essa fórmula são aclamações a Cristo, que podem variar, seguindo o ritmo do tempo litúrgico.

INVOCAÇÕES PARA DIVERSOS TEMPOS
SEGUINDO A 3 FÓRMULA DO MISSAL COM OS TROPOS

FÓRMULAS PARA O TEMPO COMUM:

1ª Fórmula:

Senhor, que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós.
Ass.: Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

2ª Fórmula:

Senhor, que oferecestes o vosso perdão a Pedro arrependido, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, que prometestes o paraíso ao bom ladrão, tende piedade de nós.
Ass.: Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, que acolheis toda pessoa que confia na vossa misericórdia, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

3ª Fórmula:

Senhor, que viestes não para condenar, mas para perdoar, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, que vos alegrais pelo pecador arrependido, tende piedade de nós.
Ass.: Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, que muito perdoais a quem muito ama, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

4ª Fórmula:

Senhor, que viestes procurar quem estava perdido, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, viestes dar a vida em resgate de muitos, tende piedade de nós.
Ass.: Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, que congregais na unidade os vossos filhos dispersos, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

5ª Fórmula:

Senhor, que sois a plenitude da verdade e da graça, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, que vos tornastes pobre para nos enriquecer, tende piedade de nós.
Ass.: Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, que viestes para fazer de nós o vosso povo santo, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

FÓRMULAS PARA O TEMPO DO ADVENTO:

1ª Fórmula:

Senhor, que viestes ao mundo para nos salvar, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, que continuamente nos visitais com a graça do vosso Espírito, tende piedade de nós.
Ass.: Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, que vireis um dia para julgar as nossas obras, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

2ª Fórmula:

Senhor, que sois o defensor dos pobres, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, que sois o refúgio dos fracos, tende piedade de nós.
Ass.: Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, que sois a esperança dos pecadores, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

3ª Fórmula:

Senhor, que vindes visitar vosso povo na paz, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, que vindes salvar o que estava perdido, tende piedade de nós.
Ass.: Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, que vindes criar um mundo novo, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

FÓRMULAS PARA O TEMPO DO NATAL:

1ª Fórmula:

Senhor, Filho de Deus, que nascendo da Virgem Maria, vos fizestes nosso irmão, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, Filho do homem, que conheceis e compreendeis nossa fraqueza, tende piedade de nós.
Ass.: Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, Filho primogênito do Pai, que fazeis de nós uma só família, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

2ª Fórmula:

Senhor, rei da paz, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, luz nas trevas, tende piedade de nós.
Ass.: Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, imagem do homem novo, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

FÓRMULAS PARA O TEMPO DA QUARESMA:

1ª Fórmula:

Senhor, que nos mandastes perdoar-nos mutuamente, antes de nos aproximar do vosso altar, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, que na cruz destes o perdão aos pecadores, tende piedade de nós.
Ass.: Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, que confiastes à vossa Igreja o ministério da reconciliação, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

2ª Fórmula:

Senhor, que na água e no Espírito nos regenerastes à vossa imagem, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, que enviais o vosso Espírito para criar em nós um coração novo, tende piedade de nós.
Ass.: Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, que nos tornastes participantes do vosso Corpo e do vosso Sangue, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

3ª Fórmula:

Senhor, que fazeis passar da morte para a vida quem ouve a vossa palavra, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, que quisestes ser levantado da terra para atrair-nos a vós, tende piedade de nós.
Ass.: Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, que nos submeteis ao julgamento da vossa cruz, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

FÓRMULAS PARA O TEMPO PASCAL:

1ª Fórmula:

Senhor, nossa paz, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, nossa Páscoa, tende piedade de nós.
Ass.: Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, nossa vida, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

2ª Fórmula:

Senhor, que sois o eterno sacerdote da nova Aliança, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, que nos edificais como pedras vivas no templo santo de Deus, tende piedade de nós.
Ass.: Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, que nos tornais concidadãos dos santos no reino dos céus, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

3ª Fórmula:

Senhor, que subindo ao céu, nos presenteastes com o dom do Espírito, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, que dais vida a todas as coisas com o poder da vossa palavra, tende piedade de nós.
Ass.: Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, Rei do universo e Senhor dos séculos, tende piedade de nós.
Ass.: Senhor, tende piedade de nós.

Todas essas três formas são introduzidas por um convite “à penitência”, seguido de silêncio, e concluídas pelo Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Essa conclusão, porém, “não possui a eficácia do sacramento da penitência” (IGMR 52).

É, preciso, portanto, considerar que na liturgia da missa:

– no Ato Penitencial, a Igreja propõe uma confissão geral dos pecados, sem que cada pessoa diga os próprios pecados; a assembleia inteira reconhece que pecou “muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões”, sem, porém, enumerar quais foram os pecados praticados por pensamentos, palavras, atos e omissões;

– também no Cordeiro de Deus, suplicamos: “Tende piedade de nós” e “Dai-nos a paz”;

– antes da comunhão dizemos: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo”;

– enfim, acima de tudo, a fé católica nos ensina que a missa é sacramento do “sangue derramado” por nós, para a “remissão dos pecados”.

Assim, seria muito importante assumir a sobriedade da confissão geral dos pecados (1ª e 2ª forma) e a beleza de aclamar a Cristo, nosso Salvador (3ª forma), sem fazer listas de pecado, mas enfatizando o Deus misericordioso que “nunca se cansa de perdoar”. Aqui, cabe muito bem a oração proposta pelo Papa Francisco, na Evangelii Gaudium, n. 3: “Senhor, deixei-me enganar, de mil maneiras fugi do vosso amor, mas aqui estou novamente para renovar a minha aliança convosco. Preciso de vós. Resgatai-me de novo, Senhor; aceitai-me mais uma vez nos vossos braços redentores”.

Fórmula 4: A fórmula do asperges

Há também uma quarta fórmula do ato penitencial que é a do "Kyrie" ou "Senhor tende piedade" + a aspersão concluída com a absolvição.

Entretanto, segundo o Missal Romano, a bênção e a aspersão da água não é ato penitencial, mas seu substituto (Missal Romano p. 1001). No entanto, na opinião de muitos liturgistas, "constitui, sem dúvida, um dos mais belos e mais autênticos atos penitenciais. Ela, é ao mesmo tempo, uma recordação do batismo e um ato penitencial, uma ablução e uma purificação, um reconforto e um ato de salvação... Infelizmente o texto e o cântico só se encontram num apêndice do Missal" (Theodor Schnitzler, Missa, mensagem e vida, p. 91).

Recomendável para os domingos, principalmente no Tempo Pascal. Propõe-se fazer a bênção da água e aspergir a assembleia, no chamado rito do “Asperges”, lembrando o nosso batismo. O “Asperges” encontra a sua fundamentação bíblica no salmo 51(50),9: “Aspergi-me e serei puro do pecado, e mais branco do que a neve ficarei”.

* Por fim, o que temos é o seguinte: 3 fórmulas para todos os tempos (Confesso + Tende compaixão + Senhor, que viestes salvar...) 5 fórmulas para o tempo comum, 3 para o advento, 2 para o natal, 3 para a quaresma, 3 para a páscoa e 1 fórmula da aspersão.

ATENÇÃO:

Se for cantado o Ato Penitencial e o Kyrie devem seguir uma das fórmulas propostas no missal “via de regra o “Senhor, tende piedade” é repetido duas vezes (...) não se excluindo um número maior de repetições ou um breve tropo”. Cantos que NÃO seguem as fórmulas do Ato Penitencial ou ainda não possuem o “Kyrie Eleison” ou “Senhor, tende piedade”, falem de pecados e julgamentos e que contenha a palavra “PERDÃO”, NÃO possuem o aspecto comunitário, mas sim, individual, por isso NÃO são adequados para a Santa Missa.

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