PARTES FIXAS

O ORDINÁRIO DA SANTA MISSA (PARTES FIXAS)

Chama-se ordinário as partes fixas da missa, as que constituem por si mesma o próprio rito ou ato, portanto, não variam na celebração seja qual for o tempo litúrgico. Dessa forma, devem ser cantados ou rezados tal como são previstos no missal e não devem ser substituídos por outros cantos ainda que a letra seja semelhante. "Portanto, jamais algum outro, ainda que sacerdote, acrescente, tire ou mude por própria conta qualquer coisa à liturgia" - sacrosanctum concilium 22. § 3

Na liturgia podemos dividir os cantos em dois grandes grupos: os que acompanham o rito e os que são o próprio rito. Os que acompanham o rito são: entrada, aclamação, apresentação dos dons e comunhão. Os que constituem o rito são: o “Kyrie” ou “Senhor, tende piedade”, o “Glória”, o “Santo” e o “Cordeiro de Deus”. Eles são os hinos do “Ordinário da Missa” (partes fixas) que devem ser executados conforme a letra que consta no Missal Romano.


MELODIAS:

• ATO PENITENCIAL
Fórmula 1: Confesso a Deus ou Confíteor Deo (para todos os tempos) 
Fórmula 2: Tende compaixão de nós Senhor (para todos os tempos)
Fórmula 3:
Senhor, que sois o defensor dos pobres (2ª fórmula do Advento)
Senhor, rei da paz (2ª fórmula do Natal)
Para a Quaresma (três fórmulas)
Para a Páscoa (três fórmulas)
Senhor, que sois o caminho que leva ao Pai (1ª fórmula para o Tempo Comum)
Senhor, que oferecestes o vosso perdão a Pedro arrependido (2ª fórmula para o Tempo Comum)
Senhor, que viestes não para condenar, mas para perdoar (3ª fórmula para o Tempo Comum)
Senhor, que viestes procurar quem estava perdido (4ª fórmula para o Tempo Comum)
Senhor, que sois a plenitude da verdade e da graça (5ª fórmula para o Tempo Comum)
Fórmula 4: A fórmula do asperges (essa fórmula substitui o ato penitencial)
• SANTO | SANCTUS

*Aqui não será colocada as opções de melodias da metrificação criada pela CNBB (aquela rimadinha: "Glória a Deus nos altos céus..."), pois eu acredito que devemos seguir estritamente a oração do glória sem alterações, fora que criaram-se inúmeras melodias com alterações na letra e vários refrães diferentes, o que seria muito complicado de compilar aqui no blog. Para maiores informações veja a parte que explico sobre o glória logo acima.

ADENDO:

Eu também colocaria como parte fixa os seguintes cantos: (Pois eles acabam seguindo os mesmos critérios de que "não se alteram a letra")


NOTA:

Os cantos desta seção, por serem fixos, deveriam ser cantados pela assembleia já de cor, com mais desenvoltura, visto serem também mais importantes que o de entrada, das oferendas e de comunhão (pois estes, na Liturgia, são classificados como cantos próprios, isto é, variáveis nos tempos litúrgicos e nas festas). Atente-se ainda que os cantos próprios são de terceiro grau, exceto o das oferendas, que é canto suplementar, ou seja, ainda de menor importância. Na prática litúrgica, porém, não é o que acontece.

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