O ORDINÁRIO DA SANTA MISSA (PARTES FIXAS)
Chama-se ordinário as partes fixas da missa, as que constituem por si mesma o próprio rito ou ato, portanto, não variam na celebração seja qual for o tempo litúrgico. Dessa forma, devem ser cantados ou rezados tal como são previstos no missal e não devem ser substituídos por outros cantos ainda que a letra seja semelhante. "Portanto, jamais algum outro, ainda que sacerdote, acrescente, tire ou mude por própria conta qualquer coisa à liturgia" - sacrosanctum concilium 22. § 3
Na liturgia podemos dividir os cantos em dois grandes grupos: os que acompanham o rito e os que são o próprio rito. Os que acompanham o rito são: entrada, aclamação, apresentação dos dons e comunhão. Os que constituem o rito são: o “Kyrie” ou “Senhor, tende piedade”, o “Glória”, o “Santo” e o “Cordeiro de Deus”. Eles são os hinos do “Ordinário da Missa” (partes fixas) que devem ser executados conforme a letra que consta no Missal Romano.
MELODIAS:
• ATO PENITENCIAL
Fórmula 1: Confesso a Deus ou Confíteor Deo (para todos os tempos) Fórmula 2: Tende compaixão de nós Senhor (para todos os tempos)
Fórmula 3:
Senhor, que viestes salvar os pecadores humilhados (para todos os tempos)Senhor, que viestes ao mundo para nos salvar (1ª fórmula do Advento)Senhor, que sois o defensor dos pobres (2ª fórmula do Advento)Senhor, que vindes visitar vosso povo na paz (3ª fórmula do Advento)Senhor, Filho de Deus, que nascendo da Virgem Maria, vos fizestes nosso irmão (1ª fórmula do Natal)Senhor, rei da paz (2ª fórmula do Natal)Para a Quaresma (três fórmulas)Para a Páscoa (três fórmulas)Senhor, que sois o caminho que leva ao Pai (1ª fórmula para o Tempo Comum)Senhor, que oferecestes o vosso perdão a Pedro arrependido (2ª fórmula para o Tempo Comum)Senhor, que viestes não para condenar, mas para perdoar (3ª fórmula para o Tempo Comum)Senhor, que viestes procurar quem estava perdido (4ª fórmula para o Tempo Comum)Senhor, que sois a plenitude da verdade e da graça (5ª fórmula para o Tempo Comum)
Fórmula 4: A fórmula do asperges (essa fórmula substitui o ato penitencial)
*Aqui não será colocada as opções de melodias da metrificação criada pela CNBB (aquela rimadinha: "Glória a Deus nos altos céus..."), pois eu acredito que devemos seguir estritamente a oração do glória sem alterações, fora que criaram-se inúmeras melodias com alterações na letra e vários refrães diferentes, o que seria muito complicado de compilar aqui no blog. Para maiores informações veja a parte que explico sobre o glória logo acima.
ADENDO:
Eu também colocaria como parte fixa os seguintes cantos: (Pois eles acabam seguindo os mesmos critérios de que "não se alteram a letra")
- Saudação inicial: Em nome do pai | In nomine Patris
- Profissão de fé: Creio (Símbolo dos Apóstolos) | Credo (Symbolum Apostolórum)
- Doxologia: Amém
- Oração universal: Pai nosso | Pater Noster
NOTA:
Os cantos desta seção, por serem fixos, deveriam ser cantados pela assembleia já de cor, com mais desenvoltura, visto serem também mais importantes que o de entrada, das oferendas e de comunhão (pois estes, na Liturgia, são classificados como cantos próprios, isto é, variáveis nos tempos litúrgicos e nas festas). Atente-se ainda que os cantos próprios são de terceiro grau, exceto o das oferendas, que é canto suplementar, ou seja, ainda de menor importância. Na prática litúrgica, porém, não é o que acontece.
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